Atalhos do Blender


Primeiramente gostaria de salientar que não sou o autor principal do conteúdo deste artigo. A minha intenção é de mostrar o que outros autores tem realizado (referenciando links para o conteúdo original) neste blog até como um guia pessoal para uso próprio e ainda compartilhar minhas anotações e pequenas modificações que realizo no conteúdo, desejando que possa ajudar mais alguém em algum lugar.
First and foremost, I take no credit for any of this post’s content. I am really just taking what others have done (which I have links to bellow) and am putting it on my blog for a personal reference and hopefully the small changes that I made to their guides will help someone somewhere.

link: https://blendertotal.wordpress.com/2007/07/10/teclas-de-atalho/
BDM = Para selecionar os itens.
Shift-BDM = Para adicionar mais itens para a seleção.
BEM = Para perfazer uma ação na seleção.

Arrasto com o mouse
Ctrl – Durante o arrasto, fará com que os passos sejam feitos em pequenos incrementos.
Shift – Durante o arrasto, fornecerá mais precisão sobre os valores.
Shift-Ctrl – Precise snap will move the object with high precision along with the snapping constraint.

Propriedades
Ctrl-C – Copia o valor (único) do botão.
Ctrl-V – Cola o valor (único) do botão.
Ctrl-Alt-C – Copia o vetor ou cor do botão como um todo.
Ctrl-Alt- V – Cola o vetor ou cor do botão como um todo.
BDM – Abre o menu de contexto.
Backspace – Limpa os valores (define para zero, ou limpa os campos de texto).
Menos – Torna os valores numéricos negativos (multiplicando-os por -1.0).
Ctrl-Roda – Altera os valores em passos incrementais. Para as opções através de um menu de contexto no botões, isto recicla dentre os valores.
Return – Activates menus or toggles the value.


Animação

A – Selecionar/Descelecionar tudo (Edit Mode)
B – Caixa de seleção (Edit Mode)
B depois B novamente – Bolinha de seleção (Edit Mode)
C – Centralizar nas coordenadas do 3DCursor (Edit Mode)
D – Modos de Visualização (Edit Mode)
E– Extrusão (Edit Mode)
F – Fazer Face (Edit Mode)
F – Mudar para o modo UV Face Select
G – Mover objeto selecionado (Edit Mode)
H – “Esconde” seleção (Edit Mode)
I – Inserir “Key” para animação (Edit Mode)
K – Adiciona um conjunto de inserção de chaves.
L – Se a malha estiver parcialmente selecionada, L selecionará o restante dela. (Edit Mode)
O – Ativar a opção Fallof (Edit Mode)
P – Separar malha selecionada (Edit Mode)
P – Rodar Game Engine
R – Rotação (Edit Mode)
S – Escala (Edit Mode)
V – Entrar no modo Vertex Paint 
W – Menu de edição de malha (Edit Mode)
W – Opções de Boolean
Z – Alternar entre vizualização Solid e Wire (Edit Mode)
X ou Delete – Menu de deletar (Edit Mode)
TAB – Alternar entre Object Mode e Edit Mode (Edit Mode)
Barra de Espaço – Menu Add (Edit Mode)
Esc, BDM – Cancela a operação.


Ctrl
Ctrl-D – Atribui um controlador.
Ctrl+E – Funções epeciais das arestas (Edit Mode)
Ctrl+G – Menu de grupos de objetos 
Ctrl+G – Menu de grupo de vértices (Edit Mode)
Ctrl+I – Inverter seleção (Edit Mode)
Ctrl+J – Juntar os objetos 
Ctrl+M – Espelhar a malha (Edit Mode)
Ctrl+N – Recalcular normais para o lado de fora (Edit Mode)
Ctrl+P – Parentear vértices (Edit Mode)
Ctrl+P – Parentear objetos 
Ctrl+Q – Sair do Blender (Edit Mode)
Ctrl+T – Transformar faces quadradas em faces triangulares (Edit Mode)
Ctrl+U – Gravar preferencias do usuário (Edit Mode)
Ctrl+V – Funções especiais dos vértices (Edit Mode)
Ctrl+W – Salvar (Edit Mode)
Ctrl+X – Novo arquivo (Edit Mode)
Ctrl+Y – Refazer (Edit Mode)
Ctrl+Z – Desfazer (Edit Mode)
Ctrl+TAB – Entrar no modo Weight Paint 
Ctrl+TAB – Modos de seleção (Edit Mode)
Ctrl+Barra de Espaço – Modos de manipulação (Edit Mode)
ctrl+(1..4) - aplica subsurf no nível do número pressionado no atalho.

Alt
Alt+A – Rodar animação (Edit Mode)
Alt+D – Replicar 
Alt+E – Entrar no Edit Mode (Edit Mode)
Alt+G– Resetar Locação 
Alt+H - Revelar o Objeto (unhide)
Alt-I – Limpa o quadro-chave
Alt+J – Transformar faces triângulares em faces quadradas (Edit Mode)
Alt-K – Limpa o conjunto de inserção de chaves.
Alt+M – Opções de Merge (Edit Mode)
Alt+R – Resetar Rotação 
Alt+S – Resetar Escala 
Alt+U – Histórico de ações globais 
Alt+U – Histórico de ações realizadas no Edit Mode (Edit Mode)


Shift
Shift+A – Menu add (Edit Mode)
Shift+B – Definir area para renderizar (Edit Mode)
Shift+C – Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 (Edit Mode)
Shift+D – Duplicar (Edit Mode)
Shift+E – Ferramenta Crease (Edit Mode)
Shift+F – Fazer faces trinangulares (Edit Mode)
Shift-R - Repetir a última ação, irá repetir a sua última ação 
Shift+S – Menu de Snap (Edit Mode)
Shift+Z – Alternar entre vizualização Shaded e Wire 
Shift+Barra de Espaço – Maximizar janela (Edit Mode)

Shift-Alt
Shift-Alt-I – Clear all keyframes (removing all F-Curves).

Ctrl-Alt
Ctrl-Alt-D – Limpa o controlador.
Ctrl-Alt-Z - Mostrar histórico para desfazer ações

Shift-Ctrl
Shift-Ctrl-Z - Refazer o que foi desfeito por Ctrl-Z 

Conjunto F1, F2, F3…
F1 – Abrir arquivo
Shift+F1 – Abrir arquivos em partes
F2 – Salvar como…
Shift+F2 – Salvar arquivo como DXF
F3 – Salvar imagem
F3 - Histórico para repetir ação
Shift+F3 – Janela Nodes Editor
F4 – Painel Logic
Shift+F4 – Selecionar componentes do arquivo
F5 – Painel Shading
Shift+F5 – Janela 3D View
F6 – Menu Textures buttons
F6 - Refazer última ação
Shift+F6 – Janela Ipo Curve Editor
F7 – Painel Object
Shift+F7 – Janela Buttons
F8 – Menu World buttons
Shift+F8 – Janela Video Sequence Editor
F9 – Painel Editing
Shift+F9 – Janela Outliner
F10 – Painel Scene
Shift+F10 – Janela UV/Image Editor
F11 – Mostrar imagem renderizada
Ctrl+F11 – Mostrar animação renderizada
Shif+F11 – Janela Text Editor
F12 – Renderizar cena
Ctrl+F12 – Renderizar Animação
Shift+F12 – Janela Action Editor


Frames
→ Avançar 1 frame
← Retornar 1 frame
↑ Avançar 10 frames
↓ Retornar 10 frames
Shift +→ Ir para o ultimo frame
Shift +← Ir para o primeiro frame


Layers
Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:
0 até 9 – Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10
Alt+0 até Alt+9 – Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20


Ponto de visão
Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)
0 = Visão da câmera.
1 = Visão frontal.
3 = Visão lateral.
7 = Visão superior.
5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica
Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.


Ângulos – é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:
Ângulo X (linha vermelha)
Ângulo Y (linha verde)
Ângulo Z (linha azul)




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