Aumentar Tamanho dos discos


Primeiramente gostaria de salientar que não sou o autor principal do conteúdo deste artigo. A minha intenção é de mostrar o que outros autores tem realizado (referenciando links para o conteúdo original) neste blog até como um guia pessoal para uso próprio e ainda compartilhar minhas anotações e pequenas modificações que realizo no conteúdo, desejando que possa ajudar mais alguém em algum lugar.
First and foremost, I take no credit for any of this post’s content. I am really just taking what others have done (which I have links to bellow) and am putting it on my blog for a personal reference and hopefully the small changes that I made to their guides will help someone somewhere.

link: http://blog.millard.org/2011/04/non-destructive-drive-expansion-in.html

Para aumentar o tamanho dos discos de seu Iomega StorCenter IX2-200 Cloud Edition para quem tem os dados espelhados em RAID1, siga os seguintes passos:

Compre um disco compatível com seu equipamento. Como não tem uma lista oficial do que é compatível sabemos que o Hd Seagate 3TB SATA III 7200RPM Barracuda ST3000DM001 já foi relatado como sendo compatível por alguns usuários.

Com os discos em mãos troque o disco 2 antigo pelo novo de 3Tb e ligue o aparelho para sincronizar e remontar o espelhamento do drive 1 para o drive 2. Depois de sincronizado desigue o aparelho e troque o disco 1 antigo pelo novo de 3Tb também e ligue novamente para o novo disco 2 ser sincronizado com o novo disco 1.

Este processo pode levar horas e até um dia inteiro. Quando estiver tudo sincronizado e funcionando novamente voce terá um aparelho com dois discos de 3Tb mas que mostram apenas o tamanho de disco anterior.

Para ampliar este tamanho voce vai precisar acessar seu aparelho por ssh (https://sites.google.com/site/ubuntu4us/artigos/configuracao-de-hardware/network-attached-storage/acesso-ssh-ao-iomega-ix2-200-cloud-edition)


O que precisamos é aumentar todas as camadas que envolvem o disco rígido do aparelho conforme demonstra a figura a seguir:


Desmontar a partição em uso montada no diretório a seguir: /dev/mapper/56caed24_vg-lv45fbc66a on /mnt/pools/A/A0
umount -l /mnt/pools/A/A0


Aumentar a partição md1 do espelhamento em RAID1:
mdadm --grow /dev/md1 --size=max

Aumentar o tamanho do volume físico do lvm:
pvresize /dev/md1

Aumentar o tamanho do volume lógico do lvm:
Determine o espaço livre com o comando
vgdisplay

--- Volume group --- 
 VG Name             56caed24_vg
 . 
 . 
 . 
 Free PE / Size      476930 / 931.50 GB
 .

E aumente com o comando abaixo
lvextend -l +476930 /dev/56caed24_vg/lv45fbc66a


Monte novamente o diretório:
mount -t xfs -o noatime /dev/mapper/56caed24_vg-lv45fbc66a /mnt/pools/A/A0

Aumente agora o sistema de arquivos xfs:
xfs_growfs /dev/56caed24_vg/lv45fbc66a

E depois reinicie o sistema:
telinit 6

O aparelho vai ligar e entrará em sincronização do espelhamento RAID1 novamente.
Terminado o processo é seu sistema terá um novo tamanho de discos.






O URL específico do gadget não foi encontrado



Comments